sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Trabalhando leitura e intertextualidade.

A idéia de unir a leitura e a intertextualidade, elementos que se relacionam e estão sempre juntos, que se resulta em uma produção textual, sendo esta fruto da união entre leitura e intertextualidade, pode gerar  situações pedagógicas interessantes. 

Pensando nisso a professora  de Língua Portuguesa  da EE Porto Primavera,  Regina Célia, desenvolveu um  projeto com os alunos do 1º ano  A do Em sino médio. Tal trabalho   apresenta como proposta a  formação de leitores  críticos.  A idéia era de produzir um novo texto   final  para um Conto com o  tema: A história do passarinho.

A intertextualidade, serve para ilustrar a importância do conhecimento de mundo e como esse fator interfere no nível de compreensão do texto e na produção textual.     Esse, ao que parece, foi um dos objetivos do  bonito trabalho.


Na verdade o que ocorre é o seguinte:  geralmente  o leitor não consegue identificar  o intertexto, porém  consegue até entendê-lo.   Assim quando ele, o leitor,  relacionar um texto com outro, compreenderá o texto lido na sua profundidade e por conseqüência será capaz de refletir sobre o recurso adotado pelo autor para quando for compor textos.   Para que entendamos melhor  vamos  ver   um pouco da prática

Vamos então assistir,, se você ainda não o fez,  ao vídeo acima  para termos uma  noção de como a atividade se desenvolveu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário