terça-feira, 23 de junho de 2015

Redução de maioridade penal é tema de projeto do Grêmio Estudantil da E E Porto Primavera


Na manhã do dia 19 de  junho o GEEL da Escola Porto Primavera  recebeu  a presença do  Promotor Público  Dr Renato Queiroz  de Lima e da  psicóloga Dr Vitória  Ribeiro.  A organização do evento  previa  ainda a presença do juiz de Direito  Dr  Wandickson Soares Emídio que, por ter de atender a uma convocação   do Tribunal de Justiça de São Paulo, não pode comparecer  ao evento.

O evento contou também  com  a presença   de vários  convidados: entidades, associações,... e  de estudantes  de outras Escolas. Estiveram naquela manhã  os alunos, representantes dos Grêmios,   das escolas: Maria Audenir de Carvalho, Francisco Piergentile  e Francisca  Messa Gutierrez.  Professores e membros da equipe gestora e direção  das escolas  também   prestigiaram o evento.

O público alvo  do projeto do Grêmio estudantil da EE Porto Primavera, segundo  Abel Neds, Thaisa Jeane, Danieli Stefani e Gabriel Lucena, respectivamente, presidente vice-presidente orador e 1º Secretário   da agremiação, foi a juventude   secundarista.  Aproximadamente   450  pessoas   estiveram presentes  no evento, em sua maioria jovens.

O promotor, Dr Renato  Queiroz fez importante fala   sobre  a questão da redução da maioridade penal deixando bastante claro a  diferenciação entre  idade de responsabilidade criminal e  maioridade penal. Suas colocações foram  de grande importância para todos os presentes.    A psicóloga  Vitória observou  que o Conselho Nacional de Psicologia é contrário a redução e que  na verdade o Estado ainda não cumpriu ainda totalmente com suas  obrigações  com relação a proteção do menor.  Ambos citaram  o ECA  como   instrumento  essencial  em discussões dessa natureza. Mencionaram ainda o papel do  ECA , sua  estrutura,   abrangência e reconhecimento mundial  na área  de proteção aos direitos do menor  e na defesa dos  direitos humanos.



Durante as  colocações dos  convidados,  vídeos  preparados pelos alunos  foram apresentados, onde  vários depoimentos coletados, mostravam   pessoas se posicionando   a favor e contra a redução  da maioridade penal.  Sem dúvida   foi um momento importante para a Escola  como frisou a diretora Maria Helena  Mendes  ao fazer a abertura do evento e agradecendo a presença dos  convidados do dia. Um bonito alegre evento pois envolveu  alunos, professores e  a comunidade  que esteve presente  para   saber mais  sobre esse importante tema.  Veja brevemente,  em outro post, mais  algumas imagens e vídeos desse comentado  encontro.
















Um  dos vídeos,  apresentado pelos alunos,  reportando ao Tema da Redução da maioridade penal e suas  consequências.


















Nesse outro vídeo, criado pelos alunos do GEEL  você verá depoimentos sobre o tema.               Muito bom!       Vamos conferir??!

















A Diretora  da EE Porto Primavera, Maria Helena Mendes Ribeiro Lopes  fazendo a abertura  do Encontro  discorrendo sobre a importância do tema e agradecendo aos presentes.















O representante do Ministério Público estadual, Dr Renato Queiroz  se dirigindo ao público presente para  falar sobre o tema.De uma maneira bastante  clara o promotor observou a diferença que há entre idade de responsabilidade criminal e maioridade penal.  Em suas colocações mencionou as preocupações que a sociedade  manifesta com relação a violência e  salientou que todos têm e manifestam a vontade de ver uma solução correta para essa questão..


A psicóloga Dr  Vitória  salientou  que a solução para as questões  relacionadas a violência ,e    seus desdobramentos, não terão solução com a redução da maioridade penal. Mencionou a  necessidade do Estado  aperfeiçoar as leis que protegem e tratam das crianças e adolescentes e que é preciso respeitar  e preservar as legislações que tratam do menor de idade.


  Um  dos vídeos apresentados  ao público,  de autoria dos alunos do Grêmio, feito para o evento. No vídeo o Presidente do GEEL e o 1º secretário  Gabriel Lucena.





A  apresentação realizada pelas jovens  alunas Nathália Cristina e Thaís Helena, ambas do 3º ano do EM.  Interpretaram duas canções.  O público  prestigiou  a bela apresentação.




A fala do presidente do GEEL Abel Neds  sobre a Redução da maioridade  Penal.



Observamos ao fundo  a presença de muitas pessoas.  O pátio da Escola ficou  pequeno para tanta gente. Alunos e convidados  prestigiaram as atividades da  manhã.   Isso  demonstra  que os jovens  participam quando  há motivação.



O 1º Secretário do  Grêmio  se dirigindo ao público para  deixar seu recado.


Na mesa, da esquerda para a direita,  os convidados  palestrantes:  Dr Renato Queiroz  de Lima,  promotor de Justiça e Dr Vitória  Ribeiro, psicóloga. Ao lado a  Sra Maria Helena Mendes Ribeiro Lopes, diretora da EE Porto Primavera e Abel Neds, presidente  do Grêmio Estudantil.


Mais uma perspectiva   do público presente  naquela manhã.



Nova perspectiva de um dos vídeos preparado pelos alunos do GEEL - Grêmio estudantil Edson Luis- o professor Plínio, sendo entrevistado sobre o tema,  pelo  aluno  Gabriel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário