quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Sensoriamento Remoto é Tema de Projeto desenvolvido por docente da UNESP em parceria com EE Porto Primavera.


O tema cartografia a partir da  modalidade Projeto  de Extensão  Universitária-  Com vínculo à  iniciação à Extensão Sensoriamento  Remoto  como  curso  didático, foi escolhido pela UNESP-ROSANA,representado pela professora Letícia  Sabo  Boschi que prontamente com seus  estagiários, desenvolveram-no  em parceria  com a EE  Porto  Primavera. 

Participaram os  alunos  do 8º ano A e 9 º ano B, estes  com o  acompanhamento  didático, relação  essa  feita  ao  tema  em tela,  da  professora   de  Geografia Eliana Alves da  Silva.  A  finalização  do  mesmo  se  deu  no  Campus  da  UNESP de  Rosana  sendo  que    outras  fases  ocorreram  na  EE  Porto  O  projeto  contou  com a  participação  da  Prof  Dra  Leticia  Sabo,  estudantes, docentes e tècnicos colaboradores.  No dia 26 de  Novembro  foi  realizado o  fechamento e  conclusão. Vamos  então a  um  rápido  resumo  do mesmo. 

A  utilidade de imagens  de  satélite   é  muito  vasta  e  fundamental   para  a interação  do aluno  com o meio  em que  vive,  levando  o  mesmo a compreender  as relações   espaciais, socioambientais  e a prática da interdisciplinaridade. Podendo-se  discutir  desde a localização  de um  município   no Planeta  Terra,   observar  características de distribuição  vegetal e  climática , hidrografia, relevo, ocupação do  solo, bem como  estudar  os problemas de saúde  pública  relacionados  à contaminação das  águas,  a partir da interpretação desses  dados  e dos  conteúdos da Biologia, Química, Geografia e  História. 

  Diante  do exposto  esse  trabalho  tem  como  objetivo  desenvolver  juntamente  com os professores  de  Matemática, Física, Geografia e Ciências  da  EE  Porto  Primavera  métodos  e   atividades  que   auxiliem na compreensão e   aprendizado dos  diferentes  temas  a partir   da inserção   do  sensoriamento  remoto  como  recurso  didático. O  desenvolvimento  do projeto  também acarretará   em uma discussão  a respeito  da relevância da  utilização  desse recurso em sala de aula,   na busca de desenvolver  a percepção  crítica  dos alunos  sobre os processos  sociais  e naturais  que os cercam.

A  execução  do  Projeto    exigiu  um  amplo  cronograma  com  atividades  diversas .  Essas se  constituíram  em  diversas   fases iniciando  com  Estudos  sobre   conceitos  básicos de sensoriamento  remoto, Produção de material  didático- informativo, Análise e discussão  dos resultados  no desenvolvimento das atividades, Elaboração e  Finalização de Relatório,Elencar  com os  professores os  temas, as    atividades e preparar o  material, Pesquisas  bibliográficas para a  definição  de diferentes  métodos de aplicação  do sensoriamento  remoto  no ensino e  finalmente, Desenvolvimento de metodologia a ser  empregada  para o uso de imagens de sensoriamento  remoto.  Observem que o  cronograma foi  bastante  intenso.  

“O trabalho dinamizou as aulas de geografia, esclareceu muitas dúvidas dos alunos,que já fazem uso de tecnologias, aguçou  a leitura e interpretação de mundo, bem como a relação do homem e o espaço, descobrindo inúmeros recursos que o reproduz.”  Observou a professora  Eliana Alves da  Silva.  E  prosseguiu  ela:

Aplicou-se o uso de imagens de satélites, GPS,fotointerpretação, laboratório de informática, google  earth, jogos educativos etc.  (.. )   Ao final foi organizada uma olimpíada e as equipes confeccionaram diversos tipos de jogos, foi um importante  momento pedagógico onde  todos trabalharam em grupo e fizeram pesquisas, leitura de textos, relatórios, interpretação de fotos e imagens  e  muito  mais.



“Somos gratos pelo projeto que incentiva a aprendizagem, possibilita aos alunos mais conhecimento de forma prazerosa ,dinâmica , atuante , e participativa. “  Finalizou  a professora da EE  Porto  Primavera. 









 Confira  mais  fotos  do  evento.







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