quarta-feira, 29 de junho de 2016

I Mostra de objetos Antigos . Grêmio GEEL e Currículo de História.

Os alunos do  Grêmio estudantil, juntamente com o   currículo de História-tutoria da  professora Vânia Martins dos Santos, realizaram a I Mostra de Objetos Antigos  durante a semana de 20 a 24  de junho.

 O  projeto contou com a participação e colaboração dos professores   de História e  buscou   chamar  a atenção  das crianças e jovens  para  a questão  dos  detalhes, que escapam a maioria dos observadores,   e que fazem parte do "mundo" de   cada objeto."Todos os objetos, peças, artefatos, cada pedacinho de alguma coisa  têm algo a nos dizer!" diz a professora. 

 Em:  “Os objetos contam  a sua  história”, onde se  lia claramente numas das  ilustrações  da sala, dava para se ter uma rápida idéia das  metas do evento.  Nessa  oportunidade estiveram expostos diversas peças e objetos  antigos alguns  inclusive do século XIX .



Estudantes recebendo informações sobre as peças pela aluna  do Grêmio Bruna Garcia da Silva

A idéia, segundo os organizadores  do projeto,  foi  fomentar   e resgatar  a memória e, por conseguinte, a  nossa historia por meio da  narrativa, de algumas personalidades da comunidade, que  se dirigindo  aos  estudantes falaram sobre   sua rica experiência de vida. Assim  buscaram  reportar a    alguns  valores que estão  desaparecendo do convívio social  demonstrando aos presentes,  que ouviram  muito atentamente, a importância do diálogo  que  enriquece  e  contribui para melhorar as relações humanas.


Se  olharmos para a  conjuntura   atual  entenderemos  bem o propósito  dessa interessante iniciativa. Muito bom  esse trabalho.   “A rapidez   dos acontecimentos e a corrida que cada um de nós trava através do trabalho pela vida, acaba  passando  em branco   sem que nós  consigamos  perceber as coisas bonitas, simples e belas  que a vida tem  e que, na maioria das ocasiões, estão muito perto da gente   sendo que  na maioria das vezes, não conseguimos identificá-las”.
   

A Sra Elza Gabriel Canuto  dialogando com os alunos,  relatando  algumas  de suas experiências e relatando a história dos  primeiros e mais antigos moradores e  construções  que fazem parte da história  do  nosso município.
Nesse sentido para dar  maior visualização ao objetivo  proposto  pela  Mostra  foram  convidadas  algumas pessoas para que   relatassem suas notáveis  experiências de vida. Essas  personalidades     dialogaram com os  alunos    sempre buscando fazer as relações e  co- relações  de passagens importantes de suas  vidas e relacionando-as  a importância   de manter-se viva a  Memória  histórica de um povo, de uma comunidade.   

Pelé  conversando  com o alunos.Todos ouviam com muita atenção sua  colocações. Muitas coisas importantes  ele trouxe aos alunos que sempre o trataram com muito  carinho. Sua experiência de vida, sua história  de cidadão batalhador  e sua trajetória no município  fizeram parte  da   sua exposição.



Os convidados  para  o evento  foram os Senhores: José Valter Moreira Pinto (Pelé),  Laércio  Batista Gonçalves e a senhora Elza Gabriel Canuto. Sem dúvida nenhuma a  cordialidade a   dedicação junto  a espontaneidade, marcas  dessas personalidades, muito  contribuíram para o sucesso  dessa bonita e notável  expedição.  Todos os que visitaram  a  Mostra   saíram  muito contemplados com o que viram e ouviram.

Seguem várias  imagens do evento.  Confiram!







Nenhum comentário:

Postar um comentário