O tema
cartografia a partir da modalidade
Projeto de Extensão Universitária- Com vínculo à
iniciação à Extensão Sensoriamento
Remoto como curso
didático, foi escolhido pela UNESP-ROSANA,representado pela professora
Letícia Sabo Boschi que prontamente com seus estagiários, desenvolveram-no em parceria
com a EE Porto Primavera.
Participaram os alunos
do 8º ano A e 9 º ano B, estes
com o acompanhamento didático, relação essa
feita ao tema
em tela, da professora
de Geografia Eliana Alves da Silva. A finalização do mesmo se deu no Campus da UNESP de Rosana sendo que outras fases ocorreram na EE Porto O projeto contou com a participação da Prof Dra Leticia Sabo, estudantes, docentes e tècnicos colaboradores. No dia 26 de Novembro foi realizado o fechamento e conclusão. Vamos então a um rápido
resumo do mesmo.
A utilidade de imagens de
satélite é muito
vasta e fundamental
para a interação do aluno
com o meio em que vive,
levando o mesmo a compreender as relações
espaciais, socioambientais e a
prática da interdisciplinaridade. Podendo-se
discutir desde a localização de um
município no Planeta Terra,
observar características de
distribuição vegetal e climática , hidrografia, relevo, ocupação
do solo, bem como estudar
os problemas de saúde
pública relacionados à contaminação das águas,
a partir da interpretação desses dados e
dos conteúdos da Biologia, Química,
Geografia e História.
Diante do exposto esse trabalho tem como objetivo desenvolver juntamente com os professores de Matemática, Física, Geografia e Ciências da EE Porto Primavera métodos e atividades que auxiliem na compreensão e aprendizado dos diferentes temas a partir da inserção do sensoriamento remoto como recurso didático. O desenvolvimento do projeto também acarretará em uma discussão a respeito da relevância da utilização desse recurso em sala de aula, na busca de desenvolver a percepção crítica dos alunos sobre os processos sociais e naturais que os cercam.
Diante do exposto esse trabalho tem como objetivo desenvolver juntamente com os professores de Matemática, Física, Geografia e Ciências da EE Porto Primavera métodos e atividades que auxiliem na compreensão e aprendizado dos diferentes temas a partir da inserção do sensoriamento remoto como recurso didático. O desenvolvimento do projeto também acarretará em uma discussão a respeito da relevância da utilização desse recurso em sala de aula, na busca de desenvolver a percepção crítica dos alunos sobre os processos sociais e naturais que os cercam.
A execução
do Projeto exigiu
um amplo cronograma
com atividades diversas .
Essas se constituíram em
diversas fases iniciando com
Estudos sobre conceitos
básicos de sensoriamento remoto,
Produção de material didático-
informativo, Análise e discussão dos
resultados no desenvolvimento das
atividades, Elaboração e Finalização de
Relatório,Elencar com os professores os temas, as
atividades e preparar o material,
Pesquisas bibliográficas para a definição
de diferentes métodos de
aplicação do sensoriamento remoto
no ensino e finalmente,
Desenvolvimento de metodologia a ser
empregada para o uso de imagens
de sensoriamento remoto. Observem que o cronograma foi bastante intenso.
“O
trabalho dinamizou as aulas de geografia, esclareceu muitas dúvidas dos alunos,que
já fazem uso de tecnologias, aguçou a
leitura e interpretação de mundo, bem como a relação do homem e o espaço,
descobrindo inúmeros recursos que o reproduz.”
Observou a professora Eliana
Alves da Silva. E
prosseguiu ela:
“Aplicou-se
o uso de imagens de satélites, GPS,fotointerpretação, laboratório de
informática, google earth, jogos
educativos etc. (.. ) Ao
final foi organizada uma olimpíada e as equipes confeccionaram diversos tipos
de jogos, foi um importante momento pedagógico
onde todos trabalharam em grupo e
fizeram pesquisas, leitura de textos, relatórios, interpretação de fotos e
imagens e muito
mais.
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