A idéia de unir a leitura e a
intertextualidade, elementos que se relacionam e estão sempre juntos, que se
resulta em uma produção textual, sendo esta fruto da união entre leitura e
intertextualidade, pode gerar situações
pedagógicas interessantes.
Pensando nisso a professora de Língua Portuguesa da EE Porto Primavera, Regina Célia, desenvolveu um projeto com
os alunos do 1º ano A do Em sino médio.
Tal trabalho apresenta como proposta
a formação de leitores críticos. A idéia era de produzir um novo texto final
para um Conto com o tema: A
história do passarinho.
A intertextualidade, serve para
ilustrar a importância do conhecimento de mundo e como esse fator interfere no
nível de compreensão do texto e na produção textual. Esse,
ao que parece, foi um dos objetivos do
bonito trabalho.
Na verdade o que ocorre é o
seguinte: geralmente o leitor não consegue identificar o intertexto, porém consegue até entendê-lo. Assim quando ele, o leitor, relacionar um texto com outro, compreenderá o
texto lido na sua profundidade e por conseqüência será capaz de refletir sobre
o recurso adotado pelo autor para quando for compor textos. Para
que entendamos melhor vamos ver um pouco da prática
Vamos
então assistir,, se você ainda não o fez, ao vídeo acima para
termos uma noção de como a atividade se
desenvolveu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário