quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Leitura e intertextualidade II

A partir  da leitura  do texto História de Passarinho, de Lígia  Fagundes Teles, os alunos do 1º ano do ensino médio  após  realizar algumas etapas que antecederam  a leitura, promoveram  interessante trabalho  que  o blog  do Grêmio  dispõe para   vocês. 

Os trabalhos  foram realizados pelos  alunos  do 1º A, do   Ensino médio,  da professora de Língua Portuguesa Regina Célia. Tudo teve início  com  as atividades da Situação  de aprendizagem  2  Literatura e o voo das palavras vol- 1.  

Vamos as preliminares.   A leitura do mencionado texto que teve vários  desdobramentos    foi  precedida, segundo a professora,  pelo destaque dado as questões da importância do verbo  em textos literários e o papel  do conto, gênero literário,   com relação a opinião  do ser  humano  sobre o mundo.   A professora após   realizar  os procedimentos de costume  mostrou para o   alunos a obra de René Magritte,   tela: O Terapeuta,  1941,   que serviu  como ponto de partida  e procedimento preparatório para o início  da leitura   do texto  de Lígia Fagundes Telles.  A produção  final em questão, alvo maior dessa  matéria,  viria logo  em seguida.

Na sequência da leitura do conto, História  de Passarinho,   os alunos se dispuseram, e assim foi feito, a   realização  de uma atividade   onde    se propunham a  produzir  uma   pequena peça  teatral  com base no  tema do conto  da autora. A intertextualidade serve para ilustrar a importância do conhecimento de mundo, como já afirmamos anteriormente,  e como esse fator interfere no nível de compreensão do texto e na produção textual.    E isso podemos identificar nessa produção.  Vamos conferir?   Você pode  fazer isso  assistindo ao vídeo   abaixo.  







sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Trabalhando leitura e intertextualidade.

A idéia de unir a leitura e a intertextualidade, elementos que se relacionam e estão sempre juntos, que se resulta em uma produção textual, sendo esta fruto da união entre leitura e intertextualidade, pode gerar  situações pedagógicas interessantes. 

Pensando nisso a professora  de Língua Portuguesa  da EE Porto Primavera,  Regina Célia, desenvolveu um  projeto com os alunos do 1º ano  A do Em sino médio. Tal trabalho   apresenta como proposta a  formação de leitores  críticos.  A idéia era de produzir um novo texto   final  para um Conto com o  tema: A história do passarinho.

A intertextualidade, serve para ilustrar a importância do conhecimento de mundo e como esse fator interfere no nível de compreensão do texto e na produção textual.     Esse, ao que parece, foi um dos objetivos do  bonito trabalho.


Na verdade o que ocorre é o seguinte:  geralmente  o leitor não consegue identificar  o intertexto, porém  consegue até entendê-lo.   Assim quando ele, o leitor,  relacionar um texto com outro, compreenderá o texto lido na sua profundidade e por conseqüência será capaz de refletir sobre o recurso adotado pelo autor para quando for compor textos.   Para que entendamos melhor  vamos  ver   um pouco da prática

Vamos então assistir,, se você ainda não o fez,  ao vídeo acima  para termos uma  noção de como a atividade se desenvolveu.